Raça de Cão > Shih Tzu

Shih Tzu

Shih Tzu

Outro(s) Nome(s) Cão crisântemo
Origem Grã-Bretanha
Grupo Cães de estimação e de companhia
Seção Cão tibetano

Informações sobre o Shih Tzu

Afetuoso
Brincalhão
Calmo
Inteligente
Dócil
Limpo
Robusto (saúde)
Aguenta ficar sozinho
Necessidade de exercício físico
Foge
Fácil de Criar
Fácil de Treinar
Bom com Crianças
Amigável com outros animais
Apropriado para Apartamento
Primeiro Cão
Viajar
Capaz de proteger
Originalidade
Orçamento

Características físicas do Shih Tzu

O Shih Tzu é um cão pequeno, de aparência arrogante e com um corpo bastante longo, porém compacto. Sua cabeça é larga e redonda, com um grande espaço entre os olhos. O pelo do Shih Tzu geralmente é despenteado e cai sobre seus olhos. Ele também possui barba e bigode. Os pelos do nariz são apontados para cima e têm o curioso formato de um crisântemo. O focinho é quadrado e curto, mas não enrugado. Sua dentição é prognata. Seus olhos são grandes, escuros e não proeminentes. As orelhas são grandes, mantidas inclinadas e cobertas de pelos, misturando-se com o corpo. Suas patas são curtas, fortes e musculosas, com ossos fortes. A cauda é fortemente emplumada, decididamente curvada sobre suas costas, posicionada no alto e carregada alegremente.

Pelo: longo e denso – mas não encaracolado – com um bom subpelo.

Cor: pode ser de todas as cores, podendo ter listas brancas, que são particularmente apreciadas, bem como a ponta da cauda de cor branca.

Tamanho: machos podem ter entre 22 e 26cm e as fêmeas, 20 e 25cm.

Peso: de 4 a 8 kg.

Origem e história

As origens do Shih Tzu são muito antigas. A raça foi resultado da cruza de um cão que vivia no Palácio Imperial chinês, sobre o qual temos muito pouca informação, com um Lhasa Apso. Seu nome significa “Cão leão”, pois seu pelo costumava ser raspado para que o cão se parecesse com um pequeno leão, animal sagrado no budismo.

Personalidade e Habilidades

Mesmo sendo um cão bastante calmo, é maravilhoso – tanto devido à sua aparência como ao seu caráter alegre. O Shih Tzu está sempre feliz e é muito inteligente e corajoso. Ele pode fazer muitas besteiras, mas logo se arrepende. É como se sua expressão, quase humana, imediatamente implorasse por perdão. É exclusivamente um cão de companhia, ideal para crianças com idade suficiente para tratá-lo com respeito. Apesar do seu pequeno tamanho e caráter doce, é um cão que sabe ser respeitado e não gosta de ser alvo de quaisquer piadas. Pode ficar mal-humorado por horas se achar que foi injustamente repreendido ou ridicularizado.

Condições de vida

É exclusivamente um cão de apartamento. Adequado para todos, de famílias com crianças a idosos.

Saúde

Apesar de sua aparência frágil, o Shih Tzu é um cão robusto. No entanto, as fêmeas podem ter partos difíceis. Os olhos do Shih Tzu devem ser mantidos limpos em todos os momentos.

Expectativa média de vida: cerca de 14 anos

Dicas e Informações

A pelagem do Shih Tzu exige muita atenção. Requer muitos cuidados e de aliciamento, especialmente se sua aparência for muito importante para o dono.

Artigos de Shih Tzu

video

Filhote resgatado é inseparável de seu melhor amigo felino. Confira como eles são fofos...

Ruggles, um Shih-Tzu bonito e minúsculo, estava com a saúde muito debilitada e vivendo em condições horríveis em criadouro de cães. Felizmente, isso tudo mudou quando uma busca policial dramática libertou a ele e muitos outros cães. Desde então, Ruggles tem uma...

Fotos de Shih Tzu

Não Deixe de Ver