Raça de Cão > Samoieda
Samoieda
Outro(s) Nome(s) | Samoiedskaïa Sabaka, Cão Samoieda |
Origem | Rússia |
Grupo | Tipos Spitz e primitivo |
Seção | Cães nórdicos de trenó |
Informações sobre o Samoieda
Overview
Características físicas do Samoieda
O Samoieda é um cão tipo Spitz muito bonito, de porte médio e que exibe suas origens nórdicas muito bem através das suas orelhas pequenas, eretas e peludas, sua cauda macia e sua pelagem grossa. É, talvez, o mais óbvio de todos os cães do Tipo 5, com seu pelo branco e seu clássico e distintivo “sorriso”. Sua cabeça tem a forma de uma cunha, com um crânio grande, achatado e de comprimento médio. Ele também tem um focinho muito forte, porém não muito não. Seus olhos são inclinados, muito escuros e profundos, com um olhar vivo. Suas orelhas são retas, não muito longas e ligeiramente arredondadas na ponta. Ele tem um peitoral profundo e costas largas e musculosas, de comprimento. Suas patas são curtas, fortes e musculosas, com ossos fortes.
Pelo: eriçado, duro, não pendente; é bastante comprido, mas nunca ondulado, nem encaracolado. O subpelo é espesso, denso, macio e curto.
Cor: branco puro, biscoito e branco.
Tamanho: os machos têm aproximadamente 52.5 cm e as fêmeas, 45.5 cm.
Peso: de 20 a 30 kg
Origem e história
Suas origens mais antigas são nórdicas e comuns às de os outros cães de trenó. Seu nome provém da tribo do extremo-norte-Samoieda, que selecionou cães para obter uma raça pura. No entanto, tais cães não eram brancos, sendo que a cor dominante era o preto. A cor branca surgiu através da reprodução moderna da raça, que começou em nos EUA e Reino Unido a partir de dois tipos de cães Samoieda: o “tipo urso” e o “tipo lobo”. Após um período de incerteza, a paternidade da raça foi dada ao Reino Unido, mas o Samoieda está definitivamente ligado ao norte da Rússia e Sibéria, sob o Nordic Kennel Union (NKU).
Personalidade e Habilidades
É um cão muito doce e carinhoso, mas, como os outros cães nórdicos, ele é bastante independente. É, no entanto, o mais dócil do grupo e adora crianças. Nascido para ser um cão de trenó, hoje é tido principalmente como um cão de estimação ou exposição. Não deve ser usado em tarefas de guarda e defesa, uma vez que elas não são adequadas para a raça. Mesmo quando velho, o Samoieda ainda é um cão muito simpático e brincalhão. Devido à sua teimosia e falta de obediência, não é um cão adequado para todos. Como com todos os cães nórdicos, é importante não só considerar sua beleza ao escolhê-lo, mas pesar os prós e contras antes de tomar uma decisão. Outro detalhe ligeiramente negativo: Samoiedas latem muito.