Raça de Cão > Pastor Alemão
Pastor Alemão
Outro(s) Nome(s) | Pastor alsaciano, Deutscher Schäferhund, Cão Pastor |
Origem | Alemanha |
Grupo | cães de pastoreio e gado |
Seção | cães de pastoreio |
Informações sobre o pastor alemão
Overview
Características físicas do pastor alemão
O pastor alemão é um cão de tamanho de porte ligeiramente maior que a média. É um pouco longo, robusto e bem musculoso. Suas patas são harmoniosas e orientadas, proporcionando-lhe forte impulso posterior e grande extensão: o cão é um corredor nato. A cabeça é proporcional ao corpo, magra e ligeiramente grande entre as orelhas. O focinho é poderoso. As orelhas são de tamanho médio, grandes na base e mantidas eretas. Os olhos são inclinados, ligeiramente oblíquos, e são tão escuros quanto possível. A cauda alcança o jarrete.
Pelo: curto, duro, compacto, reto e bem implantado, com um subpelo rico. Cães de pelo longo não são aceitos pelos padrões e não podem participar de exposições.
Cor: preto e cinza, unicolor com manchas regulares. Geralmente não é de cor branca.
Tamanho: machos podem ter entre 60 e 65cm, e as fêmeas, 55 e 60cm.
Peso: machos podem pesar entre 30 e 40 kg, e as fêmeas entre 22 e 32 kg.
Origem e história
Devido à expansão da Era Industrial, até o final do século XIX, o pastoreio de ovelhas chegava ao fim. Então, um grupo de amantes de cães decidiu preservar o precioso patrimônio genético das raças de pastoreio através da “criação” de um cão cheio de qualidades, que resultaram numa raça de cães belos, dóceis, ecléticos, robustos e fáceis de criar e treinar. Através da Procriação Consanguínea de um Pastor de Württemberg com um Pastor da Turíngia, o grupo criou uma nova raça que, graças às intuições do amante de cães, Coronel Von Stephanitz, rapidamente se tornou uma das mais amadas e difundidas no mundo. Foi oficialmente reconhecida em 1898.
Personalidade e Habilidades
A personalidade do Pastor Alemão é quase tão responsável pela sua fama quanto a sua beleza; é um cão alegre que gosta de brincar, é fácil de treinar, e está sempre ansioso para agradar seu dono. É adequado para quase todos, até mesmo para crianças (se elas forem respeitosas com o cão). Ele pode ser tanto cão de estimação quanto de guarda, defesa ou resgate. Também é usado como um cão-guia e provavelmente representa a maior forma de inteligência e a docilidade de todos os cães.
Condições de vida
O pastor alemão pode viver ao ar livre em todas as estações, mas prefere viver dentro de casa, pois necessita do contato humano. Alguns podem viver em um apartamento, se forem levados para passear muitas vezes e puderem conviver com uma presença humana. Sempre necessita de exercício.
Saúde
Se criado corretamente, é um cão muito rústico e robusto. Muita gente pensa que essa raça é mais propensa a ter displasia da anca, mas, na realidade, esta malformação genética pode afetar qualquer cão de porte médio a grande. Clubes relacionados à raça Pastor Alemão foram os primeiros a repelirem a propensão à displasia, o que levou a uma infeliz amálgama que ligou a raça à condição, mas também permitiu que problema fosse monitorado. Hoje, as melhores fazendas de criação apenas usam cães que não são afetados pela doença.
Expectativa média de vida: cerca de 13 anos