15 Razões para você considerar adotar um cão resgatado.

Um oferecimento da GEICO.

ISTOCK
ISTOCK

Você está pensando em levar um amigo felpudo para casa? Enquanto lojas de animais e criadores fazem negócio rápido vendendo seus cães, há muitas razões para optar por um animal que foi resgatado, em vez disso. Tais como:

- Anúncio -

1. VOCÊ SALVARÁ UMA VIDA.

Cães de abrigo geralmente enfrentam um futuro infortuno. Quando não encontram um lar, eles podem ir e voltar de abrigos menos humanitários – ou pior. Ao adotar um cão, você estará assegurando que ele ou ela terá uma chance de aproveitar a vida ao máximo.

2. ELES JÁ RECEBERAM ALGUM TREINAMENTO.

Um animal que já fez parte de uma família ou que viveu perto de voluntários dos abrigos provavelmente aprendeu alguns fatos básicos a respeito da vida com as pessoas, incluindo sentar, ficar e onde fazer suas necessidades. Ao adotar um cão ligeiramente mais velho, você estará se poupando de muitos problemas promovidos por filhotes.

3. ELES SÃO SAUDÁVEIS.

Cães que passaram pelos sistemas dos abrigos precisam estar em dia com suas vacinas e, provavelmente, já foram castrados. Isso não significa que seu cão jamais terá problemas, mas é mais provável que você comece do zero.

4. VOCÊ, AINDA ASSIM, PODERÁ SER SELETIVO

Apesar de os pet shops e criadores parecerem ter uma ampla variedade de animais à venda, os abrigos também têm – muitos inclusive permitem que você procure em sua população por cães de determinados portes ou idades.

5. ELES GERALMENTE SÃO MAIS MADUROS.

Cães mais velhos, que já gastaram sua energia de filhote, são muito menos propensos a morder os móveis ou desgastar tapetes. Ao adotar um animal maduro, você estará ajudando preservar seu espaço de convivência.

- Anúncio -

6. VOCÊ NÃO TERÁ SURPRESAS.

Filhotes novos – especialmente de lojas de animais, onde os donos não conhecem os pais dos cães – podem ficar maior, ser mais (ou menos) simpáticos e desenvolver uma personalidade incompatível com sua residência. Por outro lado, ao resgatar um animal adolescente ou adulto de um abrigo, a atitude dele estará à mostra desde o momento em que você o conhecer.

7. ELES PODEM SER MICROCHIPADOS.

Cães em abrigos geralmente são microchipados, caso fujam ou se percam, o que pode ajudá-lo a economizar dinheiro – e sofrimento – a longo prazo. Um estudo mostrou que apenas 22% dos animais perdidos, sem microchip, retornaram para seus donos, enquanto mais de 52% de animais microchipados conseguiram retornar.

8. VOCÊ PODE FICAR MAIS RELAXADO COM UM CÃO RESGATADO.

Um cão ligeiramente mais maduro, que não tem tanta energia, provavelmente aproveitará dias de ócio ou na frente da televisão – o que é um grande adicional se você for alguém que nem sempre tem tempo, ou energia, para manter-se ativo no mesmo nível de um filhote.

9. VOCÊ PODE CONSEGUIR UM CÃO DE RAÇA PURA.

É um equívoco comum achar que abrigos de resgate são lares exclusivos de cães de raças misturadas. Se você realmente deseja uma raça em particular, você pode encontrar centros de adoção de raças específicas ou dar uma olhada em um centro populacional geral: aproximadamente 30% de todos os cães disponíveis para adoção são de raças puras.

10. VOCÊ PODE FAZER UM TESTE.

Uma vez que você aceita ser dono de um animal de um pet shop ou criador, geralmente o animal será seu pelo resto da vida. Muitos abrigos, entretanto, se esforçam muito para encontrar os melhores donos para seus animais e prospectivos donos, o que permite que você leve um cão para casa para passar um final de semana e ver como ele interage com seu estilo de vida.

- Anúncio -

11. ELES PODEM AJUDÁ-LO A RELAXAR.

Diversos estudos mostraram que ter um companheiro canino pode levar a um aumento de felicidade. Se você sofre de qualquer doença que requer terapia, talvez você deva se informar se um cão poderia ser uma adição beneficente. Pesquisadores acreditam que criar uma conexão com um cão pode aumentar os níveis de oxitocina, um hormônio que o fará “se sentir bem”.

12. VOCÊ SEMPRE PODE ENSINÁ-LOS NOVOS TRUQUES.

Você não precisa ter um filhote para reforçar bons hábitos ou ensinar alguns truques legais. Na realidade, cães mais velhos conseguem prestar atenção por mais tempo que os mais jovens, tornando simples a tarefa de ensiná-los comportamentos que os ajudarão a relaxar em sua residência.

13. ELES SÃO ÓTIMOS COM CRIANÇAS.

A exuberância juvenil dos filhotes pode ser ainda mais estimulada por crianças imperativas, resultando em um pequeno tornado de energia destruindo sua casa. Optar por um cão mais velho, porém, significa que eles provavelmente já se acostumaram um pouco a ter pessoas por perto e não serão influenciados – ou incomodados – por humanos, companheiros de brincadeiras, entusiastas.

14. ELES PODEM SER GRATOS.

Ok, não temos fatos científicos para comprovar isto. Porém, após passar semanas, meses ou até anos em uma gaiola apertada, um cão que é levado para um lar com espaço habitacional aberto e um pátio provavelmente sentirá um pouco de euforia pós-abrigo.

15. VOCÊ SERÁ UM HERÓI DAS MÍDIAS SOCIAIS.

Selfies com seu cão resgatado: não têm preço.