Raça de Cão > Chihuahua

Chihuahua

Chihuahua

Outro(s) Nome(s)Chiwawa
OrigemMéxico
GrupoCão de estimação/companheiro
SeçãoChihuahueño

Informações sobre o Chihuahua

Afetuoso
Brincalhão
Calmo
Inteligente
Dócil
Limpo
Robusto (saúde)
Aguenta ficar sozinho
Necessidade de exercício físico
Foge
Fácil de Criar
Fácil de Treinar
Bom com Crianças
Amigável com outros animais
Apropriado para Apartamento
Primeiro Cão
Viajar
Capaz de proteger
Originalidade
Orçamento

Características físicas do Chihuahua

Variedades: a) pelo curto; b) pelo comprido.

Apesar de o Chihuahua ser pequeno, é um cão com uma estrutura bem equilibrada e harmoniosa. Sua cabeça tem a forma de uma maçã com um focinho curto e grande, orelhas retas e bem separadas. Seus olhos são ligeiramente proeminentes, com uma expressão viva. O “stop” é bem definido. Seu corpo compacto é mais longo do que alto e cilíndrico. As patas são longas e magras.

Pelo: curto ou longo, dependendo da variedade.

Cor: pode ser de todas as cores e misturas de cores. Porém, geralmente são das cores chocolate ou marrom, bege ou marrom rajado, branco, creme, castanho prata, cinza, prata ou preto.

Tamanho: de 16 a 20 cm.

Peso: de 0,5 a 2,5 kg.

Origem e história

É uma raça nativa do norte do México. Mais especificamente, vem do estado de Chihuahua, no México, do qual deriva o seu nome. Foi o cachorro favorito de princesas astecas. Foi ‘descoberto’ no final do século XIX pelos americanos, e se tornou muito popular nos EUA antes de se proliferar em todo o mundo.

Personalidade e Habilidades

Tem uma natureza muito dinâmica e alegre, mas seu forte caráter faz com que suspeite de estranhos, a ponto latir para assustá-los. Seu tamanho limita suas habilidades e o força a exercer o papel de cão de estimação. No entanto, sua desconfiança e seu ladrar intensivo o fazem um ótimo cão de “alarme” e, portanto, um tipo de cão de guarda. Pode ser inteligente ter um Chihuahua (cão de guarda do tipo “alarme”) e um cão de porte maior (ativo ou “de segurança”) no jardim. O Chihuahua late bastante para outros cães, é muito corajoso e não teme rivais maiores.

Criação

O mau desenvolvimento dos testículos dos jovens chihuahua macho (criptorquidia) não é excepcional. As fêmeas são predispostas a terem partos difíceis.

Como muitas raças de porte pequeno, o Chihuahua fêmea corre risco de sofrer colapsos nervosos graves, depois de haver queda nos níveis de cálcio no sangue (eclâmpsia ou tétania puerperal), especialmente 6 semanas após o parto.

Condições de vida

O Chihuahua precisa viver dentro de casa, mesmo podendo passar horas do lado de fora. Devido ao seu pequeno tamanho, criá-lo em um apartamento é bem adequado, mas não se esqueça de levá-lo para fora regularmente, já que é um cão muito ativo. O Chihuahua é bastante sensível ao frio, especialmente a variação de pelo curto da raça.

Saúde

Apesar de sua aparência frágil, é um cão robusto que vive mais tempo do que outras raças de pequeno porte. Seus olhos devem ser verificados e limpos diariamente para evitar infecções. Às vezes pode ser difícil para as mães da raça se desfazerem de seus filhotes.

Expectativa média de vida: cerca de 12 anos

Expectativa de vida:

O Chihuahua é um cão robusto com uma expectativa longa de vida. De acordo com estudos, a expectativa média de vida é de 12,42 anos, chegando, no máximo, a 20 anos, o que é cerca de 111 anos em idade humana.

Dicas e Informações

O Chihuahua é a menor raça de cães do mundo, mas ele não sabe disso. Geralmente, ele se considera forte como um leão. Porém, é importante tratar o Chihuahua como um cachorro “de verdade” e não um bicho de pelúcia, ou você estará arriscando ferir seu orgulho e ofender sua inteligência.

O preço do Chihuahua pode variar, mas um Cihuahua registrado na LOF custa cerca de €1200. Alguns filhotes de linhagens nobres podem ser vendidos por cerca de mais de €2500.

video

Galinha resgatada e cão de 2 pernas são melhores amigos e ensinam as crianças...

Esta galinha e este Chihuahua são melhores amigos, mas a jornada deles para chegarem onde estão hoje não foi muito fácil ou agradável.Penny, uma galinha, foi resgatada de uma instalação de ensaio quando tinha...
video

Chihuahua super falante incomoda a irmã

É assim que Umi pede para sua irmã, Sola, para brincar. Mas obviamente, Sola fica aborrecida com sua voz irritantemente estridente. É muito engraçado!Os Chihuahuas podem ser criaturinhas barulhentas e chatas para alguns, mas...
video

Irmãs de mães diferentes querem passar sua época dourada juntas

Recentemente, funcionários da Atlanta Humane Society descobriram uma dupla de visitantes inesperados em seu parquinho. Sophia e Rose foram claramente jogadas por cima da cerca.Elas foram abandonadas, mas saíram ilesas e acabaram em um lugar...
video

Dono de cão encontra forma inteligente de impedir que seu pequeno Houdini escape

Quando você tem um Chihuahua ou outro cão de porte pequeno, pode ser difícil encontrar um portão pelo qual ele não consiga passar. Então, ao invés de modificar o portão, por que não modificar...

Cadelinha tinha tanto medo dos humanos, que precisou ser levada ao abrigo enrolada numa...

Quando Echo, a pequena chihuahua, chegou ao abrigo, já parecia estar desiludida com os humanos.Echo estava enrolada, provavelmente por razões de segurança, na jaqueta do homem que a encontrou na rua, tornando ainda mais difícil...

Cadela idosa e cega largada em abrigo só precisava colocar a fé na pessoa...

Não dá para culpar Chiquita, uma Chihuahua, por ter dificuldades em confiar. Afinal de contas, ela tinha 15 anos quando sua família a largou em um abrigo para animais da Califórnia.Embora fosse cega, Chiquita...

Chihuahua pequenina, pouco maior do que uma lata, não conseguia parar de tremer até...

O que você faria se visse este chihuahua aterrorizado enquanto ao olhar seu Facebook? Se você fosse Claire Stokoe, você ligaria para o grupo de resgate que postou a foto e perguntaria a respeito da pobre...

Não Deixe de Ver