Raça de Cão > Cane Corso

Cane Corso

Cane Corso

Outro(s) Nome(s)Cão de Corte Italiano, Branchiero Siciliano , Cão de Corso Italiano.
OrigemItália
GrupoPinscher, Schnauzer, Molosso e Pastor Suíço.
SeçãoMolosso

Informações sobre o Cane Corso

Afetuoso
Brincalhão
Calmo
Inteligente
Dócil
Limpo
Robusto (saúde)
Aguenta ficar sozinho
Necessidade de exercício físico
Foge
Fácil de Criar
Fácil de Treinar
Bom com Crianças
Amigável com outros animais
Apropriado para Apartamento
Primeiro Cão
Viajar
Capaz de proteger
Originalidade
Orçamento

Características físicas do Cane Corso

É um cão robusto, de porte médio/grande e, mesmo assim, elegante, com músculos longos e poderosos. Ele emana força, flexibilidade e robustez. O crânio é largo e ligeiramente arqueado, com um acabamento muito pronunciado. O focinho é amplo e profundo: sua largura deve ser igual ao seu comprimento. Os lábios são bastante consistentes: vistos de frente, os lábios superiores formam um “U” invertido, mas lateralmente, aparentam ser moderadamente pendentes. Os olhos são de tamanho médio em comparação aos olhos dos outros cães. Eles são posicionados na dianteira da face, são bem separados e tão escuros quanto possível em harmonia com a cor da pelagem. As orelhas são de tamanho médio em relação ao tamanho da cabeça. Eles são triangulares, posicionadas no alto da cabeça e geralmente tem forma de um triângulo equilátero. O tronco é compacto, robusto e muito musculoso. As patas são perfeitamente retas, tanto quando vistas de frente quanto de lado.

Pelo: curto, mas não raspado.

Cor: preto e fulvo são as duas cores de revestimento básico, mas azul (de cinza a preto), frumentino ou formentino (cor de cervo, onde a máscara é azul/cinza), tigrado (preto tigrado) e Grigio Tigrato (tigrado azul) também são comuns. Marcas brancas são comuns na região do peito, nas pontas dos dedos dos pés, no queixo e na ponte do nariz.

Tamanho: machos podem ter entre 42.75 e 48.26cm e as fêmeas, 43.18 e 45.72cm.

Peso: machos podem pesar entre 20 e 28 kg, e as fêmeas entre 15 e 23 kg.

Origem e história

É o descendente direto e uma versão de “leve” do “Canis Pugnax” (molosso) usado pelos romanos na guerra e em grandes jogos de caça. Durante séculos, representava foi o companheiro ideal para os italianos, que usou cães da raça para guarda pessoal e de propriedades, pastoreio e caça. No passado se espalhou por toda a península, como evidenciado por numerosas gravuras e narrativas históricas, e hoje ainda existe no sul da Itália. Seu nome italiano “Corso” não tem nada a ver com a palavra Córsega. A origem do nome provavelmente vem da palavra latina “cohors”, como em “corte romana da guarda pretoriana”, e indica a antiga função de guarda-costas do cão.

Personalidade e Habilidades

Inteligente, cheio de energia e bem equilibrado, é um cão de guarda excelente. Dócil e afetuoso com seu dono, ele também gosta de crianças e famílias. Se transforma em um cão feroz defensivo somente quando necessário. É muito fácil de treinar e muito dócil, mas pode ser um pouco teimoso e precisa de um dono experiente. Quando convencido do valor do seu trabalho, ele o realiza completamente.

Condições de vida

Pode viver pacificamente em um apartamento ou em um jardim. Dentro de casa, o Cane Corso é muito limpo, não perde muito pelo e não baba muito (ao contrário da maioria dos molossos). Ele late apenas quando necessário.

Saúde

É um cão forte e robusto, sem problemas específicos. No entanto, alguns cães Cane Corso podem ter displasia da anca, por isso é importante ficar de olho.

Expectativa média de vida: cerca de 12 anos

Dicas e Informações

Esta raça só foi recuperada recentemente, depois de quase ter sido extinta. É agora reconhecida pela FCI como uma raça italiana. Filhotes puros só são encontrados em bons criadouros.

Artigos de Cane Corso

Xerife arrisca sua vida para salvar cão preso em carro pegando fogo.

Um cão de Indiana está vivo e bem graças a um xerife que arriscou sua vida para salvá-lo. Um carro começou a pegar fogo e os dois ocupantes humanos saíram, mas não tinham certeza...

Fotos de Cane Corso

Não Deixe de Ver