Raça de Cão > Spaniel Bretão

Spaniel Bretão

Brittany

Outro(s) nome(s)Brittany, Brittany Spaniel, Brittany Wiegref, Epagneul Breton, French Brittany
OrigemFrança
GrupoCães de caça (indicador, perdigueiro)
SeçãoTipo Spaniel

Informações sobre o Spaniel Bretão

Afetuoso
Brincalhão
Calmo
Inteligente
Dócil
Limpo
Robusto (saúde)
Aguenta ficar sozinho
Necessidade de exercício físico
Foge
Fácil de Criar
Fácil de Treinar
Bom com Crianças
Amigável com outros animais
Apropriado para Apartamento
Primeiro Cão
Viajar
Capaz de proteger
Originalidade
Orçamento

Características físicas do Spaniel Bretão

Variedades: a) laranja e branco; b) outras cores.

O Spaniel Bretão é normalmente bastante atlético, compacto, enérgico e possui uma estrutura sólida, sem ser pesado. A cabeça deles é de tamanho médio, com orelhas caídas. Eles geralmente têm expressões inteligentes, que podem também fazê-los parecerem alertas e cheios de vigor. Seu andar é elástico, longo e livre. O focinho é ligeiramente mais curto do que o crânio, tendo cerca de ⅔ da proporção. O stop é bastante marcado, tendo a forma de um lento declive. O nariz é reto ou ligeiramente convexo. Os olhos são âmbar escuro. As orelhas são posicionadas no alto da cabeça e são pendulares, bastante curtas, ligeiramente arredondadas, e o pelo nelas é levemente desfiado. As costas desses cães são curtas. A cauda pode ser cortada, no máximo, em 10cm. Em sua extremidade, há um tufo de cerdas. Suas patas são verticais.

Pelo: fino, mas não excessivamente. Também é fluído ou ligeiramente ondulado.

Cores: dependendo da variedade, cães da raça podem ser laranja e branco, fígado e branco, preto e branco, tricolor, laranja romã, fígado romã ou preto romã.

Tamanho: machos podem ter entre 47 e 52cm, e as fêmeas, 46 e 51cm.

Peso: de 13 a 18 kg.

Origem e história

Alguns autores consideram o Spaniel Bretão como um nativo de seu homônimo, Bretanha (França). Seu antepassado provavelmente é o Agasse. É provável que os ancestrais da raça tenham sido importados da França pelos celtas, refugiados da Grã-Bretanha, e, em seguida, cruzado com cães Argoat.

Personalidade e Habilidades

É um especialista na caça aos patos, embora ele também seja usado na caça de outras presas. É um dos apontadores continentais mais rápidos e também tem grandes habilidades de perdigueiro e/ou coletor. O Spaniel Bretão pode, no entanto, ser um ótimo cão de companhia por causa do seu pequeno tamanho e sua inata limpeza e bom comportamento. Cães dessa raça respeitam os ritmos da vida familiar e nunca insistem ao perceberem que determinado momento é inoportuno para demandar atenção. Alegre e brincalhão, o Spaniel Bretão é um companheiro muito bom para crianças. É extremamente afetuoso e leal ao seu dono, mas também amigável com estranhos. Se usado como um cão companheiro, é importante respeitar sua natureza e levá-lo frequentemente passear em campos abertos, de modo que ele possa gastar sua energia e expressar seus instintos bem assimilados de caçador.

Condições de vida

Não importa se o cão vive dentro de casa ou ar livre, é importante ter-se em mente que ele precisa de exercício regular. É um atleta nascido para correr no campo.

Saúde

É um cão forte e robusto, sem problemas específicos. Seus ouvidos podem ficar facilmente irritados pela presença de um corpo estranho, por isso, devem ser verificados regularmente.

Expectativa média de vida: cerca de 12 anos.

Dicas e Informações

A raça é particularmente amada e muito difundida na França, onde pode-se encontrar filhotes muito bons. Deve-se, no entanto, ter cuidado, pois há criadores que são tão ligados aos resultados do trabalho, que não prestam atenção o suficiente na beleza do cão. É um erro que pode “dividir” a raça em duas.

Artigos de Spaniel Bretão

Fotos de Spaniel Bretão

Não Deixe de Ver