Raça de Cão > Border Collie

Border Collie

Border Collie

Outros Nomes
OrigemGrã-Bretanha
GrupoPastores e Cães Montanheses
SeçãoPastores

Informações sobre o Border Collie:

Afetuoso
Brincalhão
Calmo
Inteligente
Dócil
Limpo
Robusto (saúde)
Aguenta ficar sozinho
Necessidade de exercício físico
Foge
Fácil de Criar
Fácil de Treinar
Bom com Crianças
Amigável com outros animais
Apropriado para Apartamento
Primeiro Cão
Viajar
Capaz de proteger
Originalidade
Orçamento

Características físicas

É um cão ágil e elegante, mas que também pode ser resistente. Possui um crânio relativamente grande e um focinho forte, ambos na proporção 1/1. Os olhos, que geralmente são amplamente distanciados, possuem formato oval e são de tamanho moderado. Podem ser da cor marrom escuro, em cães cujo pelo é preto e branco, âmbar ou avelã, em cães de pelo vermelho, e branco ou azul (um olho, parte de um olho ou ambos os olhos). As orelhas são de tamanho médio e geralmente ficam eretas ou semieretas. As pernas são retas e paralelas. A cauda é moderadamente comprida e balança naturalmente. É um cão muito fofo. O final de seu corpo tem formato uma curva ascendente, a qual se endireita quando o cão entra em ação.

Pelagem: pode ser moderadamente longa ou curta. É grossa e consistente, e o sub pelo, curto e grosso.

Cor: há diversas variações de cores, uma vez que o branco não é dominante.

Tamanho: os machos têm aproximadamente 53 cm e as fêmeas, 50 cm.

Peso: de 18 a 28 kg.

Origem e história

A história do Border Collie é talvez a mais estranha do panorama canino. A raça é muito antiga, como evidenciado por citações do século XVII que já a mencionavam sob seu nome atual, sendo que as “raças” – no sentido moderno – não existiam. Na realidade, “Border Collie” tem uma definição bastante ampla: os ingleses chamavam todos os cães escoceses de pastoreio de “collies”, enquanto que o termo “fronteira” vem precisamente da região que separa a Escócia e Inglaterra. O que é extraordinário é que, no início do século, quando as competições de cães de pastoreio começaram na Inglaterra, ficou aparente que os cães de pastoreio das fronteiras eram quase idênticos. Cinófilos (estudiosos e amantes dos cães) chamam isso de “tipo”, ou seja, nenhuma seleção direta foi realizada pelos pastores, os quais só queria obter o melhor desempenho possível.  Apesar da idade, da raça, ela foi reconhecida oficialmente apenas em 1982. Border Collies são, portanto, simultaneamente, uma das raças de cães conhecidas mais antigas e uma das mais jovens raças “oficiais” de cães.

Personalidade e Habilidades

Os Border Collie conquistaram sua reputação entre os melhores dos cães de pastoreio através de sua principal característica: o bom aprendizado. Tal característica faz o Border Collie um campeão em competições de obediência, tendo um bom desempenho em competições de agilidade, nas quais a raça é incontestável. Em troca de sua docilidade, o Border Collie tem uma pequena falha: é um cão tão dinâmico que pode ser definido como “hiperativo” – que não para um segundo e precisa estar se movendo quase o tempo todo.

Condições de vida

O Border Collie deve sempre ter grandes espaços abertos disponíveis para gastar sua energia inesgotável. Se residir em uma casa, precisa sair várias vezes ao dia para correr até ficar sem fôlego. Infelizmente, muitos Border Collies acabam em abrigos de animais por se tornarem destrutivos devido à falta de exercício.

Saúde

O Border Collie é um dos cães mais fortes do mundo, mas ainda é necessário testá-lo para encontrar possíveis “exceções”.

Expectativa média de vida: cerca de 12 anos

Dicas e Informações

Border Collies não são adequados para pessoas idosas ou sedentárias. Eles são, no entanto, uma boa opção para crianças que têm idade para entender quando necessitam dar-lhe seu espaço vital (e isso não inclui correndo, gritando ou montando no cão). Ao contrário de um Labrador, por exemplo, o Border Collie é um cão muito sensível e instintivo que exige uma verdadeira educação para aprender a controlar sua energia.

Originalmente um cão de trabalho, a raça precisa de exercício regular, ou corre o risco de desenvolver distúrbios comportamentais. Então, caso você não possua um rebanho de ovelhas, tenha certeza de que vai estar presente para o cão e fornecer exercícios sempre que possível.

Artigos de Border Collie

video

No primeiro dia de Ciara como cão de pastoreio, um carneiro tentou mostrar a...

Uma filhote de 7 semanas de idade está mostrando suas habilidades de pastoreio em um vídeo que se tornou viral. Sendo uma Border Collie de quinta geração, a pequena Ciara não tem medo de nada,...
video

Mamãe cão ficou desolada quando perdeu os filhotes em um incêndio. Porém, depois, ela...

Uma cadela chamada Daisy passou pelo momento mais orgulhoso de sua vida, quando deu à luz a sete cachorrinhos adoráveis. Mas esse grande momento se transformou em uma tragédia quando os pequenos morreram em um incêndio num...

Um Cão E Um Esquilo Resgatado Adoram Trocar Carícias

Temos aqui uma história linda e fofinha para animar o seu dia!Sabemos que você ama amizade entre animais. Especialmente quando se trata de cães. E a amizade entre animais que exibiremos hoje é muito especial.Cães...

Fotos de Border Collie

Não Deixe de Ver