Raça de Cão > Belgian Shepherd

Belgian Shepherd

Belgian Shepherd

Outro(s) Nome(s)Malinois, Groenendael, Laekenois, Tervueren, Cão Pastor Belga.
OrigemBélgica
GrupoCão montanhês e de pastoreio
SeçãoCães de pastoreio

Informações sobre o pastor belga

Afetuoso
Brincalhão
Calmo
Inteligente
Dócil
Limpo
Robusto (saúde)
Aguenta ficar sozinho
Necessidade de exercício físico
Foge
Fácil de Criar
Fácil de Treinar
Bom com Crianças
Amigável com outros animais
Apropriado para Apartamento
Primeiro Cão
Viajar
Capaz de proteger
Originalidade
Orçamento

Características físicas do pastor alemão

Variedades: a) Groenendael; b) Tervueren; c) Laekenois; d) Malinois.

O Pastor Belga é um cão de tamanho médio, rústico e harmoniosamente proporcionado. É um pouco menor, mais leve e mais flexível do que o Pastor Alemão. Sua cabeça é longa (sem exagero), enxuta e bem esculpida. O crânio é de largura média em comparação com o comprimento da cabeça, e a testa é bastante plana, com um stop moderado, enquanto que o focinho é bem esculpido e linear. Seus olhos são de tamanho médio e de cor escura. Suas orelhas são triangulares, duras, retas e posicionadas no alto da cabeça. Seu pescoço é muscular, sem nenhum traço de barbelas. O corpo é forte, mas não pesado, e a linha superior é reta. A cauda, de comprimento médio, fica pendurada quando o cão está em repouso, mas levantada quando em ação.

Pelagem: O pastor belga pode possuir até quatro tipos de pelagem. São elas: pelo longo e preto (Groenendael); pelo longo das cores cinza ou preto (Tervueren); pelo curto de core escura ou marrom (geralmente mogno) com uma máscara preta (Malinois); e pelagem geral da cor fulvo com pelos brancos entremeados (Laekenois). As diferentes camadas dão a impressão de que eles são quatro raças distintas, mas na realidade, eles são absolutamente idênticos.

Tamanho: machos podem ter 62cm e as fêmeas, 58cm.

Peso: machos podem pesar entre 25 e 30 kg, e as fêmeas entre 20 e 25 kg.

Origem e história

As quatro variedades foram selecionadas no final do século 19 por um grupo de amantes de cães, liderado pelo professor Reul, da escola de veterinária de Cureghen. O grupo estava tentando ordenar uma herança genética bastante bagunçada. O primeiro padrão foi, portanto, publicado em 1894, tendo sido o ponto partida do que estava por vir.

Personalidade e Habilidades

É um cão muito atento, inteligente e ativo, fácil de treinar devido à sua inteligência. Extremamente versátil e adequado para todos os tipos de trabalho, ele é amplamente utilizado como uma guarda e / ou defesa do cão. Foi recentemente descoberto ser um cão com excelente agilidade (principalmente o Malinois): é (quase) capaz de competir com o famoso Border Collie nesta área. No seu país de origem, o pastor belga é frequentemente utilizado como um cão policial. Em uma família, é alegre e brincalhão mesmo com crianças. No entanto, existem algumas pequenas diferenças de personalidade entre as variedades: o Malinois é mais dócil, enquanto o Tervueren e Groenendael são mais nervosos. Os dois últimos são, contudo, mais comuns, devido à beleza de suas pelagens. Também é, sem dúvida, por causa de sua pelagem (o menos atraente dos quatro), que o Laekenois quase desapareceu de cena.

Condições de vida

O pastor belga pode facilmente viver dentro de casa ou ao ar livre. Ele prefere, no entanto, uma casa com um jardim em vez de um apartamento, uma vez que precisa de exercício regular.

Saúde

É um cão rústico e robusto que não tem quaisquer problemas de saúde em particular.

Expectativa média de vida: cerca de 13 anos

Dicas e Informações

Alguns cães podem ficar nervosos e têm dificuldades em proteger devido à sua desconfiança excessiva. No entanto, um bom treinador pode sempre conseguir bons resultados nos casos em que o cão vem de uma boa linhagem.

Não Deixe de Ver