Raça de Cão > Beauceron

Beauceron

Beauceron

Outro(s) Nome(s)Beauceron, Red-Stokings, Cão Pastor Francês de Pelo Curto
OrigemFrança
GrupoPastores e cães de trabalho
SeçãoCão de pastoreio

Informações sobre o Beauceron

Afetuoso
Brincalhão
Calmo
Inteligente
Dócil
Limpo
Robusto (saúde)
Aguenta ficar sozinho
Necessidade de exercício físico
Foge
Fácil de Criar
Fácil de Treinar
Bom com Crianças
Amigável com outros animais
Apropriado para Apartamento
Primeiro Cão
Viajar
Capaz de proteger
Originalidade
Orçamento

Características físicas do Beauceron

Variedades: a) preto e castanho; b) arlequim (cinza preta e com manchas castanho claras).

O Beauceron é muitas vezes confundido com o Dobermann, com o qual se parece bastante, devido ao seu pelo preto e castanho. No entanto, as duas raças são muito diferentes. O Beauceron é mais rústico e robusto, sua pelagem é diferente, sua cauda geralmente não é cortada e as suas patas traseiras possuem presunhos duplos, característicos da raça. Sua cabeça é longa, o crânio pode ser plano ou ligeiramente curvado, seu stop é ligeiramente marcado e sua ponte nasal é ligeiramente arqueada no final. Seus olhos são escuros, enquanto suas orelhas são quase sempre cortadas e, portanto, mantidas eretas. Quando as orelhas não são cortadas, costumam ser bastante curtas e planas.

Fur: short, thick and hard, with a very short undercoat. O uropígio e cauda são ligeiramente plumados.

Cor: de acordo com a variedade, preto e castanho, ou arlequim, que é cinza e preto, com marcas castanho claras (também, muito raramente, chamado tricolor).

Tamanho: machos podem ter entre 65 e 70cm, e as fêmeas, 63 e 68cm.

Peso: de 30 a 40 kg.

Origem e história

O Beauceron apareceu pela primeira vez em um show de cães em 1897, mas a raça é muito antiga. Os cães desse tipo eram muito agressivos e tinham a pelagem muito curta, mas após as seleções seguintes os cães ficaram mais equilibrados. No entanto, ainda é um cachorro muito difícil para um iniciante treinar.

Personalidade e Habilidades

O Beauceron pode atuar facilmente como cão de guarda, defesa ou de trabalho. No caso de pessoas inexperientes ou muito moles, pode ser teimoso e até morder. Tem um senso de responsabilidade muito desenvolvido, e, se seu dono não fizer papel de líder, o cão facilmente tomar seu lugar, decidindo o que é melhor por conta própria. Por outro lado, quando tem donoso mais experientes, é um dos melhores cães de trabalho do mundo. De todos os cães de pastoreio, é o melhor cão de defesa. Sua personalidade desconfiada e hostil faz com que seja um cão de guarda perfeito.

Condições de vida

Devido à obrigatoriedade de se exercitar, é importante que o Beauceron tenha bastante espaço. Um jardim é o ideal, mas ele deve ter contato regular com os seres humanos, para que não começe a pensar em si como dominante.

Saúde

É importante sempre verificar seus presunhos, que podem ser machucados quando o cão vive no lado de fora. Este cão precisa de muito exercício.

Expectativa média de vida: cerca de 12 anos.

Dicas e Informações

O Beauceron não é um cão fácil: é muito importante para treiná-lo ainda quando muito jovem, para fazê-lo compreender que cada membro da família é superior na hierarquia. Se isso não for feito, o cão poderá criar laços apenas com um único membro (o mais dominante) e ignorar os outros ou tentar dominá-los.

Não Deixe de Ver